Colóquio “O que fica do que passa – o Património Arquitetónico do Aeroporto de Santa Maria”
- associacaolpaz
- há 2 horas
- 2 min de leitura

A Associação LPAZ, em colaboração com o Museu de Santa Maria, o Município de Vila do Porto e a Agência Espacial Portuguesa, organizou o colóquio “O que fica do que passa – o Património Arquitetónico do Aeroporto de Santa Maria”, que teve lugar na sede da Agência Espacial Portuguesa, no dia 28 de novembro, seguido de uma visita guiada ao Lugar do Aeroporto, no dia 29 de novembro.
Este encontro constituiu um importante momento de reflexão e partilha em torno do património arquitetónico industrial dos Açores, em particular daquele que se relaciona, direta e indiretamente, com a aviação e as comunicações no Atlântico Norte, no contexto do projeto Rotas Açores | Rota do Turismo Industrial | A ilha cosmopolita: o passado e o futuro dos transportes e das comunicações em Santa Maria.
O colóquio contou com a participação de reconhecidos estudiosos da arquitetura em Portugal, de um representante da Ordem dos Arquitetos nos Açores, bem como dos arquitetos responsáveis pelos projetos de reabilitação de vários imóveis do Lugar do Aeroporto, espaço classificado como Imóvel de Interesse Público, sublinhando a relevância da salvaguarda e valorização deste conjunto patrimonial único.
A iniciativa integrou-se nas comemorações do Acordo de Santa Maria, de 28 de novembro de 1944, e da Convenção de Chicago sobre a Aviação Civil Internacional, de 7 de dezembro de 1944, dois marcos históricos que tiveram um impacto decisivo na construção da Base Aérea Americana de Santa Maria (1944–1946), na integração de Portugal na nova ordem mundial do pós-guerra e no papel estratégico desempenhado pelo Aeroporto Internacional de Santa Maria na ponte aérea transatlântica.
Ao longo destes dois dias, foi reforçada a consciência de que este património arquitetónico não representa apenas o passado, mas constitui também um legado vivo, fundamental para compreender como Santa Maria e os Açores se afirmaram como um território central nas rotas globais da aviação civil e das comunicações, libertando o arquipélago das amarras do mar e projetando-o no mundo.
Vídeos:
Parte 1 de 2
Sessão de Abertura
António Monteiro - Presidente da Associação LPAZ
Eduardo Ferreira - Vice-Presidente da Agência Espacial Portuguesa
Elisa Sousa - Diretora do Museu de Santa Maria
Graça Morais - Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Porto
Conferência de Abertura Arq. José Manuel Fernandes - "Uma leitura global da obra arquitectónica de Keil Amaral"
Parte 2 de 2
Painel 1 - Património e desenvolvimento
Arq. Nuno Costa (OASRA) - “Valorizar o Património revigora a Identidade”
Arq. Nuno Ribeiro Lopes - “Lugar do Aeroporto de Santa Maria - Salvaguarda e Valorização”
Q&A - Com a participação do Arq. José Manuel Fernandes
Painel 2 - Projetos de recuperação | Equipamentos Arq. Cruz Santos - “Da Casa para o Espaço - Projeto da Sede da Agência Espacial Portuguesa”


























Comentários