top of page
  • associacaolpaz

FÓRUM LPAZ - OS AÇORES, O ATLÂNTICO E OS DESAFIOS GLOBAIS



Nota de Imprensa

A Associação LPAZ, juntamente com o Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte), o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu), o Centro do Atlântico/Atlantic Centre, e a Transatlantic Studies Association, organiza o Fórum LPAZ 2023 – Os Açores, o Atlântico e os Desafios Globais | The Azores, the Atlantic and the Global Challenges, na Ilha de Santa Maria – Açores, nos próximos dias 7, 8 e 9 de setembro. Esta será a quarta edição, depois da realização do Fórum LPAZ em 2015, 2017 e 2022.

Durante três dias serão analisados os principais desafios e oportunidades com que o espaço atlântico se depara, abordados por especialistas oriundos das quatro margens do Atlântico. Resultante de um Call for Papers lançado na Primavera de 2023, o Fórum LPAZ 2023 reunirá em Santa Maria mais de duas dezenas de oradores. Congregando reflexões que partem de áreas disciplinares tão diversas como a História, as Relações Internacionais, Estudos Insulares e o Aeroespacial, contribuirão para o debate em torno do passado, presente e futuro do Espaço Atlântico. Do programa do Fórum LPAZ 2023 fará parte também um Roteiro Estratégico pela Ilha de Santa Maria, visitando as instalações mais relevantes do ponto de vista estratégico que nos ajudam a compreender a importância, em termos históricos, mas também atuais e para o futuro, não só desta ilha, mas também de todo o arquipélago e de Portugal, na sua dimensão atlântica. Este Roteiro Estratégico estará aberto a inscrições até à próxima quarta-feira, dia 6 de setembro, e conta com a parceria do Teleporto Thales/Edisoft de Santa Maria, a Estação RAEGE e o Contro de Controlo Oceânico da NAV Portugal.

O Fórum LPAZ 2023 – Os Açores, o Atlântico e os Desafios Globais | The Azores, the Atlantic and the Global Challenges conta com a colaboração das já referidas instituições académicas, bem como com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Câmara Municipal de Vila do Porto e da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.



Site:


Programa:

Contacto direto:

António Monteiro – 963 290 062

ORGANIZATION | ORGANIZAÇÃO

Álvaro Antunes, LPAZ

Ana Mónica Fonseca, CEI-Iscte

António Monteiro, CEI-Iscte; LPAZ

Berta Pimentel, CEHu – Universidade dos Açores

João Bairos, LPAZ

Licínia Simão, Universidade de Coimbra

Luís Costa Cabral, Atlantic Centre

Luís Nuno Rodrigues, CEI-Iscte

Mário Viana, CEHu - Universidade dos Açores

Ricardo Batista, LPAZ

Thomas Mills, Lancaster University; Transatlantic Studies Association


SCIENTIFIC COMMITTEE | COMISSÃO CIENTÍFICA

Alexandre Moreli, IRI, Universidade de São Paulo

Ana Mónica Fonseca, CEI-Iscte

António Monteiro, LPAZ e CEI-Iscte

Berta Pimentel, CEHu – Universidade dos Açores

Carlos Amaral, CEHu – Universidade dos Açores

Dominique Faria, Universidade dos Açores

Giuseppe Formato, CIES-Iscte

Godfrey Baldacchino, L-Università ta' Malta

Gui Menezes, Okeanos, Universidade Açores

Licínia Simão, University of Coimbra

Luís Andrade, CEHu – Universidade dos Açores

Luís Nuno Rodrigues, CEI-Iscte

Onésimo Teotónio Almeida, Brown University

Patrícia Daehnhardt, IPRI-Nova e IDN

Thomas Mills, Lancaster University; Transatlantic Studies Association

0 comentário
bottom of page