top of page
  • associacaolpaz

Fórum LPAZ regressa entre 5 e 7 de setembro de 2024




Nota de Imprensa



A 5ª edição do Fórum LPAZ acontecerá entre 5 e 7 de setembro de 2024 na ilha de Santa Maria – Açores, enquanto um encontro preponderante de investigadores e especialistas sobre “Os Açores, o Atlântico e os Desafios Globais”. Os artigos apresentados na edição de 2023 serão publicados na Bruma Publications, da Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, com data prevista de lançamento em setembro de 2024.





Promovida pela Associação LPAZ, em colaboração com os parceiros académicos e o apoio de várias instituições governamentais e do sector empresarial, esta conferência reuniu, entre 7 e 9 de setembro, mais de duas dezenas de especialistas dos quatro cantos do Atlântico, selecionados através de um Call for Papers e que deram corpo a uma mesa-redonda, cinco painéis temáticos e um Roteiro Estratégico pela ilha de Santa Maria.

No dia 7, o Fórum LPAZ abriu com uma mesa-redonda sob o tema “Relações NATO-EU: Um Novo Século Atlântico?”, contando com Alana Moceri, da IE University (Madrid), Ana Isabel Xavier, do CEI-Iscte, e Licínia Simão, da Universidade de Coimbra, sob moderação de Luís Nuno Rodrigues, professor catedrático do ISCTE, a debater a atualidade da relação entre estas duas instituições perante a guerra na Ucrânia.

O dia 8 foi reservado ao colóquio académico dividido em cinco painéis sob os temas “Narrativas Insulares”, “Diásporas Atlânticas”, “Os Açores na Política Atlântica”, “Geopolítica Atlântica” e “Segurança Atlântica e Tecnologia”. Foram apresentadas várias comunicações numa transversalidade de temas desde o estudo das alterações climáticas com base nos diários de bordo da navegação marítima do período 1750-1950, por Timothy Walker (Universidade de Massachussets – Dartmouth), até ao ativismo da diáspora açoriana nos Estados Unidos no período da Revolução do 25 de Abril em Portugal, por Daniela Melo (Boston University), passando pelas estratégias da União Europeia para as regiões ultraperiféricas e o caso concreto dos Açores, por Nuno Lopes (IPRI-NOVA, CEHu-Univ. Açores e OP-ISCSP ULisboa), uma análise do poder marítimo de Portugal, por Sandra Balão (CIDIUM-IUM e CAPP-ISCSP ULisboa), ou até a implementação de alta tecnologia nos Açores, por Paulo Quental (EMA Espaço).

O Fórum LPAZ 2023 encerrou, no dia 9, com o Roteiro Estratégico Santa Maria, levando os participantes inscritos em visita às principais infraestruturas geoestratégicas da ilha, do passado e do presente, nomeadamente, à Estação RAEGE, o Pico Alto, o Imóvel de Interesse Público “Lugar do Aeroporto”, e o Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria. Neste Roteiro, foram também abordadas infraestruturas entretanto desativadas, como o Polígono de Acústica Submarina, a Estação LORAN ou a Zona Franca de Santa Maria, bem como as que ainda estão em projeto, como o Centro Tecnológico Aeroespacial da PT Space ou o Porto Espacial, através do alargamento em curso do Teleporto de Santa Maria. Este Roteiro constituiu, assim, uma oportunidade para os especialistas nas diversas áreas sectoriais da geopolítica atlântica compreenderem in loco as dinâmicas da função dos Açores no apoio às tecnologias de transporte, comunicações, conhecimento e domínio do Atlântico ao longo do tempo, numa estimulante troca de experiências e perspetivas.





Uma das novidades da presente edição é a publicação dos artigos apresentados no colóquio académico através da BRUMA Publications, da Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, projeto que tem como parceira a editora Letras Lavadas, sedeada nos Açores. Desta forma, juntamos a comunidade de pertença desde o Pacífico à Europa, com os Açores ao centro, na reflexão sobre temas contemporâneos que interessam a toda a bacia Atlântica. Uma proposta lançada por Diniz Borges, que participou no painel “Diásporas Atlânticas”, tendo considerado o colóquio como uma oportunidade de lançar “um novo diálogo entre a diáspora e os Açores”.


O Fórum LPAZ afirmou-se, assim, com esta quarta edição, como uma iniciativa bottom-up em que a comunidade toma a iniciativa de mobilizar a academia, a indústria e as instituições governativas no debate com vista ao conhecimento e consciência sobre as grandes dinâmicas que afetam o todo e cada parcela do Atlântico.

O Fórum LPAZ acontece desde 2015, sendo inicialmente em periodicidade bianual, passando, desde 2022, a anual. Na edição de 2023, teve como parceiros o Centro de Estudos Internacionais do Iscte-IUL (CEI-Iscte), o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu), o Centro do Atlântico, e a Transatlantic Studies Association. O Governo Regional dos Açores, o Município de Vila do Porto e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) foram as entidades que apoiaram esta iniciativa.

Todas as sessões públicas do “Fórum LPAZ – Os Açores, o Atlântico e os Desafios Globais”, bem como o acompanhamento feito pela comunicação social, estão disponíveis em https://forumlpaz.wixsite.com/2023/info






Site Fórum LPAZ 2023:



Portal Fórum LPAZ (2015, 2017, 2022 e 2023):



Publicação dos artigos apresentados nos Fórum LPAZ Anteriores:


Fórum LPAZ 2015 - Aviadores-Escritores, Escritores-Avuiadores:

- Aviateurs-écrivains Témoins de l'histoire, disponível em:


Fórum LPAZ 2017 - Aviation: The Impact on Time and Space | Aviação: O impacto no Tempo e no Espaço:

- L’aviation et son impact sur le temps et l’espace, disponível em:





Contacto direto:

António Monteiro – 963 290 062




ORGANIZATION | ORGANIZAÇÃO


Álvaro Antunes, LPAZ

Ana Mónica Fonseca, CEI-Iscte

António Monteiro, CEI-Iscte; LPAZ

Berta Pimentel, CEHu – Universidade dos Açores

João Bairos, LPAZ

Licínia Simão, Universidade de Coimbra

Luís Costa Cabral, Atlantic Centre

Luís Nuno Rodrigues, CEI-Iscte

Mário Viana, CEHu - Universidade dos Açores

Ricardo Batista, LPAZ

Thomas Mills, Lancaster University; Transatlantic Studies Association





SCIENTIFIC COMMITTEE | COMISSÃO CIENTÍFICA


Alexandre Moreli, IRI, Universidade de São Paulo

Ana Mónica Fonseca, CEI-Iscte

António Monteiro, LPAZ e CEI-Iscte

Berta Pimentel, CEHu – Universidade dos Açores

Carlos Amaral, CEHu – Universidade dos Açores

Dominique Faria, Universidade dos Açores

Giuseppe Formato, CIES-Iscte

Godfrey Baldacchino, L-Università ta' Malta

Gui Menezes, Okeanos, Universidade Açores

Licínia Simão, University of Coimbra

Luís Andrade, CEHu – Universidade dos Açores

Luís Nuno Rodrigues, CEI-Iscte

Onésimo Teotónio Almeida, Brown University

Patrícia Daehnhardt, IPRI-Nova e IDN

Thomas Mills, Lancaster University; Transatlantic Studies Association


0 comentário
bottom of page