top of page
  • associacaolpaz

Dia Internacional da Aviação Civil 2021



A 7 de dezembro, a Associação LPAZ comemora o Dia Internacional da Aviação Civil, data que corresponde à assinatura da Convenção de Chicago sobre a Aviação Civil Internacional de 1944. Este acordo foi decisivo para que a aviação pudesse tirar partido da sua natureza sem fronteiras e que tivesse o impacto que teve na segunda metade do século XX e até aos nossos dias, estando intimamente ligado com o Acordo de Santa Maria, assinado apenas nove dias antes, no dia 28 de Novembro de 1944. Estes dois acordos – o de Santa Maria, atribuindo aos EUA um aeroporto nos Açores sob seu uso e controlo; e a Convenção de Chicago, definindo como Liberdades do Ar que a aviação de qualquer Estado contratante teria direito de sobrevoo e escala técnica no território dos restantes Estados contratantes – abriram as portas do Atlântico à aviação americana e internacional, permitindo a aproximação das duas margens do Ocidente.


Dada a relevância daquele momento histórico, a Associação LPAZ assinala esta efeméride desde 2012, sendo o único local em Portugal onde isto acontece todos os anos. Esta edição, realizada no Hotel Santa Maria, contou com a apresentação do Arquivo LPAZ, por parte da Associação; com uma palestra sobre a contribuição da NAV Portugal para a sustentabilidade da aviação, proferida pelo CTA Paulo Raposo, bem como o tradicional Jantar, reunindo a comunidade aeronáutica em Santa Maria.



O Arquivo LPAZ pretende ser um ponto de agregação e partida para a pesquisa de conteúdos relacionados com o Aeroporto Internacional de Santa Maria, que estão de alguma forma organizados em arquivos online ou de produção própria da Associação LPAZ. Dele constam o “Arquivo da Base Aérea Americana de Santa Maria”, o dossier “Facilidades em Santa Maria”, os “Testemunhos LPAZ” e o “Roteiro LPAZ”.


O Arquivo da Base Aérea Americana de Santa Maria é composto por um conjunto de relatórios e fotografias sobre o desenrolar dos trabalhos de construção, instalação e funcionamento do Quartel-General do Atlântico Central, desde as primeiras vistorias e trabalhos, em 1944, até à transferência da base para a jurisdição e operação civil portuguesa, no final de 1946. A sua digitalização foi possível na sequência de colaboração entre o Consulado dos EUA nos Açores e a Secretaria Regional da Cultura, da Ciência, e da Transição Digital do Governo Regional dos Açores, cuja disponibilização pública se espera para breve, através dos serviços da Direção Regional da Cultura.

O conjunto de documentos Facilidades em Santa Maria, relativos à construção do Aeroporto de Santa Maria (1941-1946), disponíveis no Arquivo António Oliveira Salazar, na Torre do Tombo, testemunham esta história do lado português. São cerca de duzentas imagens de documentos classificados secretos até aos anos noventa do século XX.

Estes documentos, do lado americano e do lado português, ajudam a perceber como se desenrolaram, no terreno, as movimentações para a transferência das forças americanas instaladas nas Lajes da Praia da Vitória, sob tutela britânica, para aquela que tinha o nome de código “Station X” onde seria instalado o “Project 111” – Santa Maria. Dão-nos também uma ideia da magnitude desta infraestrutura aeronáutica que permitiu a Portugal ter um papel fundamental na gestão da aviação civil internacional no pós Segunda Guerra Mundial.


Os Testemunhos LPAZ, apresentados publicamente neste Dia Internacional da Aviação Civil, correspondem a uma recolha, em áudio e vídeo, de entrevistas a pessoas que estão de alguma forma ligadas à história do Aeroporto de Santa Maria e que muito amavelmente se disponibilizaram para contribuir para a preservação desta memória. Nesta fase, publicamos cerca de trinta testemunhos especialmente focados nos primeiros anos desta história.


O Roteiro Histórico, Cultural e Patrimonial do Aeroporto de Santa Maria (Roteiro LPAZ) visa divulgar e promover o património histórico edificado na zona envolvente ao Aeroporto de Santa Maria, desde o tempo da construção da Base Aérea Americana até aos dias de hoje. Corresponde a um percurso pedestre demarcado por vinte e uma estações com código QR dispersos pelo Lugar do Aeroporto – imóvel classificado como de Interesse Público.


A Associação LPAZ contribui, assim, através desta agregação e produção de conteúdos, para a organização e valorização de um espólio com vista ao estudo da função geoestratégica dos Açores na contemporaneidade, nomeadamente, no que toca à aviação.


A Associação LPAZ gostaria de agradecer, em particular, à NAV Portugal, pelo apoio a este evento.



0 comentário
bottom of page