top of page
  • associacaolpaz

Conferência Internacional “Asas do Atlântico – Os Açores e os Desafios do Ocidente”


A conquista do Atlântico moldou o mundo e o Ocidente, e os Açores têm desempenhado um papel central neste processo. O arquipélago foi chamado de “Wheel of the Atlantic”, na era da navegação marítima, e “Crossroads of the Atlantic” na era da aviação. Desde os últimos dias da Idade Média, o Arquipélago dos Açores parece desempenhar um papel relevante no conhecimento, transporte, comunicação e controlo do Atlântico.

Com a evolução da tecnologia aeronáutica, as coisas mudaram permanecendo na mesma. A relação das ilhas com o ar tornou-se decisiva, e essa é uma das razões para que a Ilha de Santa Maria passasse a desempenhar um papel crucial na história da aviação no Atlântico. A aviação também afetou a forma como o arquipélago era governado, pelo que os ilhéus puderam ter mais autonomia e transformar nove ilhas numa única região, com a sua Autonomia Regional devidamente consagrada na Constituição portuguesa após a Revolução dos Cravos.

Neste processo, Portugal tem negociado internacionalmente o uso do seu território, participando assim na vanguarda dos grandes saltos tecnológicos dos tempos modernos. Isso reforçou o estatuto europeu do país, ao mesmo tempo que intensificou a ligação da Europa ao Atlântico.


Com a emergência das tecnologias aeroespaciais, o processo da Extensão da Plataforma Continental e a procura de recursos e soluções para a insustentabilidade deste Antropoceno, o Atlântico abre-se a novas fronteiras e os Açores são chamados, novamente, a desempenhar um papel significativo neste novo capítulo do transporte, comunicação e conhecimento do Planeta Terra.

Para debater os novos desafios e oportunidades para os Açores, para Portugal e para a comunidade atlântica, a Associação LPAZ, em colaboração com o Centro de Estudos Internacionais do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte), o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores (CEHu), o Centro do Atlântico; o CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, e da Transatlantic Studies Association, organizou a conferência internacional “Asas do Atlântico – Os Açores e os Desafios do Ocidente” que decorreu na Ilha de Santa Maria – Açores de 8 a 10 de Setembro de 2022. Esta conferência foi a terceira edição do Fórum LPAZ, na sequência das reuniões de 2015 e 2017, tendo contado com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Câmara Municipal de Vila do Porto e da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.


Seguindo um programa transdisciplinar, desde o fundo dos mares até ao Espaço profundo, mais de uma dezena de oradores das duas margens do Atlântico analisaram os desafios e as oportunidades do passado, presente e futuro para os Açores, para Portugal e para a comunidade atlântica em áreas como os oceanos, a aviação, as relações transatlânticas e o Novo Espaço. No último dia desta conferência, foi realizado um roteiro, conduzindo os participantes pelas principais infraestruturas geoestratégicas da ilha, como o Teleporto de Santa Maria, que alberga a Estação ESA e da EUMETSAT, a Estação RAEGE e o Controlo de Tráfego Aéreo Oceânico de Santa Maria.



Toda informação, incluindo as transmissões em direto, poderão ser acedidas em https://forumlpaz.wixsite.com/2022



0 comentário
bottom of page