Passeio Cultural | Aeroporto de Santa Maria

Durante o ano de 2015, a Associação LPAZ promoveu por duas vezes o “Passeio Cultural no Aeroporto de Santa Maria”. Essa acção visou divulgar e promover o património histórico edificado na área do Aeroporto de Santa Maria desde o tempo da construção pelos americanos da 1391st AAF Base Unit até aos dias de hoje. Pretendeu-se, assim, gerar um “roteiro” que informasse sobre os principais edifícios e/ou zonas edificadas e sobre a sua evolução arquitectónica, funcional e social.

O primeiro passeio realizou-se no dia 11 de Abril e contou com a colaboração da Secção de Pedestrianismo do Grupo Desportivo Gonçalo Velho, do arquitecto Ricardo Freitas e do Clube Asas do Atlântico. Nele participaram cerca de setenta pessoas que percorreram as três rodovias principais do aeroporto parando em trinta e um pontos de interesse identificado. O passeio terminou na sede do Clube Asas do Atlântico onde se procederam a duas apresentações em

Powerpopint: uma elaborada por Lubélia Chaves, presidente da Sociedade Ilhas de Valor, SA, que fez o ponto de situação sobre os projectos de requalificação urbana do aeroporto e outra pela Associação LPAZ que fez o enquadramento histórico e social do roteiro percorrido e forneceu informação suplementar sobre todos os locais de interesse nele identificados.

O segundo passeio efectuou-se no dia 4 de Julho e destinou-se especificamente à participação dos antigos alunos do Externato do Aeroporto de Santa Maria (1ª Geração) que se reuniu em Santa Maria para uma salutar confraternização de saudade. Uma vez mais, o passeio culminou no Salão de Festas do Clube Asas do Atlântico com a apresentação pela Associação LPAZ do enquadramento histórico, desta feita imensamente enriquecida pelos inúmeros testemunhos de quem experienciou a vivência social no Aeroporto de Santa Maria durante os seus anos de ouro, na década de 60.

Como balanço destes dois passeios e da experiência por eles proporcionada, podemos concluir da enorme vantagem em incluir um roteiro histórico devidamente estruturado e contextualizado na futura oferta museológica do Aeroporto de Santa Maria.