Dia Internacional da Aviação Civil 2014 | 70º Aniversário da ICAO

Em 2014 comemoraram-se os 70 anos da Convenção de Chicago de 7 de Dezembro de 1944 que deu origem à OACI – Organização Internacional da Aviação Civil. Desde 1994 que, por iniciativa da OACI, se comemora o Dia Internacional da Aviação Civil. Em 1996, a Assembleia das Nações Unidas reconheceu este dia colocando-o na sua lista oficial de dias das Nações Unidas, relevando a importância da sua celebração de modo a gerar e reforçar a consciência global da relevância da aviação civil internacional no desenvolvimento social e económico dos Estados.

 

A comemoração desta data é importante para o Aeroporto de Santa Maria, pois, a Convenção de Chicago estará intimamente ligada ao “Acordo entre o governo português e o governo dos Estados Unidos estabelecendo a forma de participação indirecta de Portugal em operações do Pacífico”, vulgo Acordo de Santa Maria de 28 de Novembro de 1944, que possibilitou às forças militares americanas a construção de uma base aérea nos Açores; Uma base aérea num país neutral com um regime desde cedo reticente em relação às aspirações imperialistas americanas num arquipélago Atlântico historicamente dominado pela Rainha dos Mares: a Inglaterra; Uma base aérea que se sabia seria importante para o desenvolvimento da aviação civil após a Segunda Guerra Mundial e que trouxe a Ilha de Santa Maria de volta à ribalta da história.


É também importante para a Associação LPAZ pois foi a primeira comemoração desta data, em 2012, que motivou a reunião dos colaboradores das várias empresas ao serviço do Aeroporto de Santa Maria; Foi desta reunião que surgiu a consciência

da necessidade e utilidade de uma associação que se pudesse dedicar aos problemas e desafios do Aeroporto de Santa Maria.

 

Desde então, a comemoração do Dia Internacional da Aviação Civil em Santa Maria tem servido para celebrarmos o legado histórico de Santa Maria na aviação do Atlântico, reunindo os seus trabalhadores de todas as empresas e serviços numa data próxima do Natal. Na edição de 2013, e em complemento ao Jantar Convívio, organizámos uma exposição fotográfica dividida em duas partes: uma com fotos dos arquivos militares americanos referentes à construção da base aérea de Santa Maria e outra com fotos recentes de spotters de aviação. Em 2014, sendo a comemoração do 70º aniversário, organizámos um colóquio sob o tema “A Aviação e as Relações transatlânticas: das primeiras travessias à OACI” e uma exposição fotográfica e documental alusiva à criação da OACI. Estes eventos contaram com a colaboração da ICAO e do INAC e com os apoios do Governo Regional dos Açores, da Câmara Municipal de Vila do Porto, da NAV Portugal, da ANA Aeroportos e do Grupo SATA.

 

Na edição de 2013 contámos com uma palestra proferida pelo Prof. Carlos Riley, da Universidade dos Açores, sob o título “Dos Açores como Aeroporto”. Os textos proferidos no colóquio do DIAC2014 “A Aviação e as Relações transatlânticas: das primeiras travessias à OACI”, foram os seguintes:

 

- “O Tenente-Coronel José Agostinho - Cronista da Aviação nos Açores”, pelo Prof. Carlos Riley, da Universidade dos Açores;

 

- “The Need for the Chicago Conference and Its Triumph and Failure” pelo Prof. Alan Dobson, catedrático da Swansea University, fundador e durante muito tempo Presidente da Transatlantic Studies Association, sediada na Holanda, com uma importante obra no estudo das relações transatlânticas e a aviação;

 

- “O Arquipélago dos Açores e a Segunda Guerra Mundial: Uma Perspectiva Geopolítica e Geostratégica”, pelo Prof. Luís Andrade, catedrático da Universidade dos Açores;

 

- “A importância dos Açores no Contexto da Guerra Fria”, pelo Prof. Luís Nuno Rodrigues, docente do ISCTE e investigador do Centre de Estudos Internacionais.