Colóquio 2014: A Aviação e os Desafios à Saída da Crise

Como primeira iniciativa do ano de 2014 da Associação LPAZ, levámos a efeito um colóquio sob o tema “2014 - A Aviação e os Desafios à Saída da Crise”. Este evento ocorreu no Auditório do Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria, no dia 30 de Maio, inserindo-se no primeiro ponto do Objeto Social da Associação LPAZ: “Contribuir para a valorização e promoção das infraestruturas aeronáuticas da ilha de Santa Maria”.

O título deste Colóquio teve três leituras por base: uma internacional, uma nacional e outra local.

(1) Internacional, pois a crise que se iniciou em 2008 teve necessariamente um impacto nesta atividade económica que é internacional, por natureza, - a aviação. Era necessário, pois, percebermos os efeitos das respostas a esta crise e compreendermos o novo mundo que se avizinha. Um mundo que parece seguir com o reforço da comunidade atlântica na qual estamos no centro e que, segundo o Presidente da ICAO, terá o dobro do tráfego aéreo daqui a 40 anos.

(2) Uma leitura Nacional, pois, para que Portugal possa libertar-se das crises cíclicas que nos tem atingido, o nosso país precisará de maximizar a sua posição geoestratégica para a qual contribuem decisivamente os Açores e Santa Maria, em particular.

(3) Uma leitura Local, pois, este Aeroporto tem sofrido de várias vagas de ajustamento que nos trouxeram até este ponto em que contamos com um número mínimo de funcionários e parte deles com um vínculo flexível. Uma longa Crise que vem desde o final dos anos setenta e acreditamos já ter batido no fundo e da qual poderemos agora sair.

Assim, neste primeiro Colóquio LPAZ, optámos por abrir dois grandes painéis. Para o primeiro, sob o tema “As Oportunidades do Atlântico”, convidámos as empresas e instituições relevantes na definição e implementação de políticas nesta área. O segundo painel foi inspirado pela instalação do CFAA em Santa Maria, empreendimento que foi apresentado naquele mesmo Auditório, em 2008, pelo então Secretário da Economia do Governo Regional, Dr. Vasco Cordeiro.

Para “As Oportunidades do Atlântico” convidámos a GALP Energia, como principal fornecedor de combustíveis aviação neste aeroporto e em Portugal e que marcou presença através dos senhores Eng. Fernando Pinto e Eng. José Carlos Roque; o Grupo SATA, como principal prestador do serviço de Handling nos Açores, através do seu Diretor de Handling Dr. Rui Apresentação; a ANA Aeroportos, SA como principal exploradora aeroportuária nos Açores, que optou por não apresentar comunicação; a Direção Regional dos Transportes, como entidade reguladora do sector na Região Autónoma dos Açores, através do seu Diretor Regional, Eng. Luís Quintanilha, e a NAV Portugal, como prestadora dos serviços de tráfego aéreo em Portugal, através do seu Presidente do Conselho de Administração, Eng. Luís Coimbra.

Para “As Oportunidades da Formação Aeronáutica” convidámos as três principais empresas que se dedicam a esta atividade em Santa Maira: a ANA.SA, a NAV.EPE e o Grupo SATA. A ANA.SA, através do Dr. Álvaro Gonçalves, apresentou o património histórico deste sector na empresa ANA Aeroportos, bem como alguns projetos futuros, nomeadamente no aproveitamento da capacidade e disponibilidade de Santa Maria; A NAV.EPE, através do seu Diretor do Centro de Formação, Dr. Seguro de Carvalho, apresentou a capacidade formativa daquele centro. O Grupo SATA, através da sua Diretora de Recursos Humanos, Dra. Maria Sousa Lima, fez a apresentação do CFAA – Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, que contou com uma visita guiada às suas instalações.

Para além destas entidades e representantes, contámos também com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, e o seu Vice-Presidente, Roberto Furtado; os Deputados à Assembleia Legislativa Regional eleitos pelo círculo eleitoral de Santa Maria, Duarte Moreira, Paulo Baptista e Bárbara Chaves; Carlos Gomes, assessor do Conselho Diretivo do INAC (agora ANAC); o Delegado da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, João de Braga, a Senhora Presidente do Conselho de Administração da Ilha de Valor, Lubélia Chaves, Diretor do Aeroporto de Santa Maria, Jorge Arruda, O Diretor de Operações do Atlântico da NAV Portugal (DOPATL), José de Sousa, bem como os chefes de serviço na DOPATL, Cirilo Araújo, Rui Cardoso e Madalena Esteves. Contámos também com a presença de vários sócios desta Associação, empresas e cidadãos locais, bem como de  um  docente  e  um  aluno  da licenciatura  em  Gestão Aeronáutica da Universidade Lusófona.

Foi uma oportunidade única de podermos juntar na mesma sala todos os participantes relevantes no serviço da aviação em Santa Maria, promovendo um debate profícuo que permitiu à comunidade, e a estas instituições entre si, conhecer melhor os desafios e dificuldades das várias entidades envolvidas no sector aeronáutico em Portugal, nos Açores e em Santa Maria, em particular.